Curta nossa página e fique bem informado com os informes e estudos cristãos.

Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato

Quem disse que ler dá sono?

Unknown | 5.3.14 | 0 comentários


Blog mroberto. Muitos afirmam que ler dá sono e, com isso, vamos piorando a estatística do Brasil em relação à leitura.
De tanto se falar e de se ouvir, parece até mesmo ser verdade que a leitura provoca sono, mas não é!
Segundo Fábio Haggstran, diretor do centro de distúrbios do sono do hospital São Lucas em Porto Alegre, o problema está no horário escolhido para a leitura.

Existem duas substâncias químicas que agem em nosso corpo e provocam o sono. Uma delas é a ADENOSINA , que acumula ao longo do dia. A segunda substância é a MELATONINA que regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, geralmente à noite. Mais tem uma dica importante:

A luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablete, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. Por isso, é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do quer lê um bom livro de madrugada.

Além disso, há pessoas que quando vão ler, já procuram uma forma de se acomodar para um possível cochilo: Leem deitadas, apoiadas em travesseiros macios. Também é muito comum ver pessoas lendo depois do almoço e antes de dormir, justamente nos horários em que o sono virá com ou sem as páginas escritas do livro. Enfim, a leitura deve ser feita em um ambiente agradável e não confortável.

Ler é uma decisão! Para lhe ajudar, seguem algumas dicas para você vencer o sono e se tornar um leitor assíduo:

1 – Escolha um ambiente e um horário que você não vá ter tendência ao sono.

2 – Quando começar a bocejar levante e dê uns pulinhos. Movimente-se! Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. E ainda ajuda a quebrar a monotonia.

3 – ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado a audição) e o lobo frontal (relacionado a produção da fala), e que acaba com aquela preguiça momentânea.


4 – Comece com leituras mais breves, livros com poucas páginas e vá aumentando aos poucos e, com isso, acostumando a ler de modo diferente do que aprendeu.

Category:

0 comentários

AS MAIS MAIS....DO PÚBLICO

CONFIRA TAMBÉM

Fechamento do Dólar nos últimos dias

Recommended Post Slide Out For Blogger