Mundo: Crianças cristãs são detidas no Egito por rasgarem Corão
As autoridades egípcias prenderam nesta quarta-feira duas crianças cristãs, de aproximadamente dez anos de idade, por rasgarem um Corão e urinarem sobre o livro sagrado, na província de Beni Suef, ao sul de Cairo.
De acordo com fontes envolvidas no episódio, as crianças, identificadas como Nabil Najib Rezq, 10, e Mina Nadi Farag, 9, permanecerão em um centro de detenção de menores durante uma semana, enquanto a investigação é realizada.
O fato, ocorrido na cidade de Azbat Marqos, causou tensão entre muçulmanos e coptas (cristãos egípcios). As famílias dos menores receberam ameaças de morte.
De acordo com o jornal "Al-Ahram", Rezq e Farag foram detidos após serem denunciados pelo ímã de uma mesquita local, Ibrahim Mohammed Ali.
Ali levou às crianças à igreja do povo para que o padre os castigasse, mas não ficou satisfeito com a atitude do sacerdote e decidiu ir até os tribunais.
O pai de Rezq defendeu a ação dos menores alegando que eles são analfabetos e que não sabiam que os papéis encontrados em uma bolsa na rua eram o Corão.
As detenções lembram o caso da menina cristã paquistanêsa Rimsha Masih, deficiente mental, que foi detida por três semanas, entre agosto e setembro, acusada de queimar textos corânicos.
folha de São Paulo
Category:
0 comentários