Curta nossa página e fique bem informado com os informes e estudos cristãos.

Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato

Batismo nas Águas



Este é um assunto fundamental para aqueles que desejam realmente uma vida nova com Cristo Jesus. Tal é a sua importância que o Senhor, ao aparecer para os Discípulos depois de ressuscitado, deu-lhes ordens dizendo: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, quem porém, não crer será condenado” Mc 16.15,16.
O significado do Batismo nas Águas
Da mesma forma que o sepultamento é uma cerimônia a qual consuma o rompimento do último laço entre o homem e sua vida terrena, através do batismo nas águas há um rompimento, publicamente consumado, da vida natural da pessoa com a verdadeira vida cristã.
De fato, o batismo nas águas é mais que um testemunho público da conversão de uma pessoa ao Senhor Jesus. Através dele somos sepultados da mesma forma que o Senhor foi, significando que a nossa vida, para nós e para o mundo, está definitivamente morta. Pelo sepultamento através do batismo deixa de existir o nosso “eu” para o pecado, o qual já não terá domínio sobre nós, porque através do batismo já estamos mortos para ele ( pecado).
Por esta razão, quando a pessoa aceita Jesus como seu Salvador e logo em seguida é batizada nas águas por imersão, automaticamente sem forçar sua vontade, deixa de praticar atos pecaminosos. Por maior que seja seu mau gênio, ela pelo batismo se torna a pessoa mais dócil e humilde deste mundo. Também aquelas pessoas que não conseguiram largar o vício, após terem aceitado o Senhor Jesus e foram batizados, instantaneamente e espontaneamente o abandonam.
O batismo também pode significar a entrada de uma pessoa para uma nova maneira de viver, pois a água é o elemento mais natural e purificador, razão pela qual o batismo é feito nas águas.
Quando o povo judeu saiu do Egito, indiretamente teve que batizar nas águas para viver uma nova vida. Esse batismo foi sua passagem pelo Mar Vermelho. Noé, de certa forma, foi batizado através das águas do dilúvio, para ser o patriarca de uma nova geração na terra.
Para vivermos em novidade de vida é imprescindível sermos batizados nas águas por imersão. Quando Felipe desceu à cidade de Samaria e pregou o Evangelho do reino de Deus e o nome de Jesus, as multidões atenderam unânimes e foram batizadas nas águas, tanto homens como mulheres ( Atos 8.4-12).
Preparação para o batismo
Uma pessoa somente estará preparada para ser batizada nas águas depois de estar certo do arrependimento dos seus pecados e da sua fé no Senhor Jesus. Aliás, essa é a grande razão pela qual não podemos batizar crianças. O batismo é uma cerimônia que requer do candidato arrependimento dos seus pecados. De que maneira uma criança vai se arrepender de seus pecados, se ela não tem? As crianças devem isto sim, ser apresentadas a Deus, conforme está escrito: “... Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava”. Mc 10.13-16.
Quando Pedro, em Jerusalém, fez seu primeiro grande discurso a respeito do reino de Deus, as pessoas, com o coração compungido, indagaram dele e dos demais apóstolos o que deveriam fazer. “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2.38.
Arrependimento
O arrependimento, portanto, é um sentimento de pesar ou uma insatisfação causada por uma falta. Sob o ponto de vista cristão, o arrependimento inclui alguns aspectos importantes para o nosso conhecimento geral:
A.      O pecador precisa reconhecer seu pecado. Este é o primeiro passo importante para um arrependimento sincero e honesto, pois ninguém pode se arrepender de algo que não reconhece.
B.      O pecador precisa odiar o pecado. Se não sentir repulso pelo seu pecado ao ponto de odiá-lo, então certamente o cometerá novamente e tornar-se-á viciado no pecado.
C.      O pecador precisa abandonar seu pecado. Se imediatamente não virarmos as costas para aquilo que é pecado, jamais conseguiremos abandoná-los. Não adianta pensarmos que venceremos o pecado, se ficarmos lado a lado com ele. Por exemplo: Algumas vezes somos convidados a fazer companhia a pessoas que não participam de nossa fé. Estas normalmente tentam nos induzir aos erros com elas e, por mais que resistamos, ainda assim acabamos por cair...
D.      O pecador precisa esquecer o pecado definitivamente. Para que se complete o arrependimento, é necessário que se esqueça o pecado praticado como se ele nunca tivesse sido cometido.
O batismo nas águas por imersão
Muito se tem discutido a respeito da maneira de se batizar as pessoas. Uns crêem que o batismo deve ser por aspersão, ou seja, o pastor toma um pouco de água nas mãos e derrama sobre a cabeça do candidato. Outros acham que o batismo deve ser por imersão, mas apenas em o nome do Senhor Jesus.
A forma mais coerente e correta de se batizar uma pessoa como a Bíblia nos ensina é: batizar por imersão, e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme ordem do próprio Senhor Jesus em Mateus 28.19. O batismo é considerado um sepultamento do corpo do pecado.
O batismo no leito de dor
É muito natural alguém receber o Senhor Jesus como Salvador num leito de dor e até mesmo à beira da morte. Nesses casos, nem sempre é possível batizar por imersão, temos um ótimo exemplo disso na própria Bíblia: é o caso do ladrão na cruz do calvário o qual, sabendo que morreria, reconheceu Jesus como o Filho de Deus e pediu-lhe que o salvasse. O Senhor imediatamente respondeu: “Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lucas 22.43). O ladrão foi salvo, sem, no entanto ter sido batizado nas águas.
Realmente o batismo nas águas somente tem utilidade para as pessoas que, após se converterem, continuarão vivendo neste mundo de pecado. Para não se contaminarem com o mesmo, precisam estar sepultadas ou mortas, a fim de que o pecado não tenha mais nenhum domínio sobre elas.

AS MAIS MAIS....DO PÚBLICO

CONFIRA TAMBÉM

Fechamento do Dólar nos últimos dias

Recommended Post Slide Out For Blogger