Pesquisadora revela que a opinião das pessoas a respeito dos evangélicos tem melhorado
"Se antes o fiel era retratado como um sujeito vulnerável aos ataques de
alguns líderes, hoje ele tem sido retratado de forma mais
positiva."
Esta foi a conclusão da pesquisadora Karina Kosicki Bellotti ,doutora pela Unicamp e professora de História da UFPR. A análise foi escrita para o jornal Folha de São Paulo comentando a presença dos evangélicos na mídia e o poder de consumo deste grupo.
Gospel Prime|Pátio Gospel Noticias/ blog mroberto
Esta foi a conclusão da pesquisadora Karina Kosicki Bellotti ,doutora pela Unicamp e professora de História da UFPR. A análise foi escrita para o jornal Folha de São Paulo comentando a presença dos evangélicos na mídia e o poder de consumo deste grupo.
O texto lembra que nas décadas de 1980 e 1990 a relação entre religiosos
e a mídia foi marcada por ofensas através de reportagens investigativas
que acusavam líderes neopentecostais e questionavam a arrecadação de
dízimos e ofertas. Especialmente no episódio da compra da TV Record pelo
Bispo Edir Macedo.
Outro ponto destacado por Bellotti foi o personagem de Edson Celulari na
minissérie “Decadência” exibida em 1995. Na trama o ator interpretava
um pastor sem ética que fica milionário ao fundar uma igreja.
O que a doutora em História Cultural observa é que a mídia tem mudado a
sua opinião a respeito dos evangélicos e começa a tentar uma aproximação
por perceber que o público tem mudado. “Observamos que, nos últimos
cinco anos, a Globo tem se aproximado deste público, porque tem lhe
conferido não somente um peso de formação de opinião, mas também de
mercado consumidor”, escreve Karina.
Outros motivos que estariam impulsionando a presença dos evangélicos na
TV, de acordo com a pesquisadora, seria o poder aquisitivo dos
evangélicos que ocupam a classe C.
A participação de fiéis nas redes sociais também estaria mudando a forma
como estes religiosos são tratados. Karina acredita que “as redes
sociais têm ajudado a conferir maior visibilidade; o próprio uso da
mídia feito por grupos evangélicos tem conferido também esta
visibilidade, seja em termos de evangelização, seja nas campanhas
eleitorais e até nas ameaças de boicote a novelas da Globo”, afirma .
Gospel Prime|Pátio Gospel Noticias/ blog mroberto
Category:
0 comentários