Curta nossa página e fique bem informado com os informes e estudos cristãos.

Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato

Segundo a NASA, rio Eufrates está morrendo

Marcio Roberto Ramos | 14.3.13 | 0 comentários

Um estudo de cientistas da Universidade de Califórnia, o Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA e o Centro Nacional de Buscas Atmosféricas detectou uma grande perda de água doce nos rios Tigris e Eufrates.

Este grupo de investigação chegou a estas conclusões graças aos dados coletados pelos satélites GRACE da NASA, que verificam as reservas de água do mundo.

Esta região, segundo relata Génesis 15:18 é a terra que brindava com a noiva por Deus a Abraham, dizendo: "A tua descendência darei esta terra, desde o rio do Egito até o rio grande, o rio Eufrates".

Agora, de acordo à investigação, os rios, cujos cauces percorrem o Iraque, Irã, Turquia e Síria, têm perdido tanta água como a que há no Mar Morto, em concreto cerca de 144 quilômetros cúbicos de água em sete anos.

"É suficiente água como para cobrir as necessidades de dez milhões a cem milhões de pessoas na região a cada ano" assinalou Jay Famiglietti, o principal pesquisador do estudo.

"Os dados de GRACE mostraram um índice alarmante de descenso no armazenamento total de água no Tigris e Éufrates, que atualmente possuem a segunda taxa de perda mais rápida de águas subterrâneas da Terra após Índia", sintetizou Famiglietti.

De acordo aos cientistas, com a mudança climática calculam que as secas da região se voltem mais extremas, e estimam que a demanda de água aumentará uns 60% para 2045.


O EUFRATES NO APOCALIPSE

 Curiosamente, a seca do Eufrates nomeia-se no capítulo 16 de Apocalipse, em relação com "a sexta copa de ira".

Começa assim o capítulo: "Ouvi uma grande voz que dizia desde o templo aos sete anjos: Vão e derramem sobre a terra as sete copas da ira de Deus".

E segue no versículo 12: "O sexto anjo derramou sua copa sobre o grande rio Eufrates; e a água deste se secou, para que estivesse preparado o caminho aos reis do oriente".



RAZÕES DA PERDA DE ÁGUA

Mas não tem sido um anjo, senão a climatología e a ação do ser humano, segundo concluem os cientistas.



 Parte da perda (algo mais de 40%) tem sido atribuída a uma seca do 2007, enquanto cerca do 60% restante se deve ao bombeo de águas subterrâneas, que se incrementa durante e após as secas.


Segundo informa Famiglietti, nesse período de seca de 2007 só no Iraque se perfuraram cerca de 1000 novos poços.



Famiglietti espera poder visitar a região no final deste mês para discutir suas descobertas e criar consciência do problema.

Protestante Digital/Blog mroberto  Siga no facebook, twitter

Category:

0 comentários

AS MAIS MAIS....DO PÚBLICO

CONFIRA TAMBÉM

Fechamento do Dólar nos últimos dias

Recommended Post Slide Out For Blogger