Por dançarem durante oração, adolescentes são acusadas de blasfêmea
Algo tão inocente como dançar uma música que é sucesso nas rádios pode ter consequências trágicas, dependendo do lugar em que se vive.
Cinco meninas da Indonésia foram acusados de blasfêmia por misturarem as orações sagradas do Islã com uma música de um grupo pop. A polícia abriu um processo e elas poderão enfrentar duras punições por parte das autoridades.
Segundo o jornal The Jakarta Globe, as adolescentes são acusadas de violarem o artigo 156 do Código Penal da Indonésia, que trata de “adulteração de religião”. O motivo é que as alunas de uma escola de ensino médio na ilha de Sulawesi misturaram as orações exigidas pelo Islã com a canção “One More Night”, do Maroon 5, enquanto faziam uma dança considerada sensual. O vídeo postado no início do mês se tornou um fenômeno viral na Indonésia, maior país muçulmano do mundo
Gravado com um celular, o vídeo de 5 minutos mostra as adolescentes fazendo os tradicionais movimentos de oração alternados com passos de dança, enquanto a música tocando no fundo. O crescente número de acessos no Youtube chamou atenção das autoridades religiosas, que foram até a escola.
O diretor do colégio, identificado como Mu’allimin, declarou estar chateado com a repercussão. Como todas as envolvidas são menores de idade, não foram presas. Contudo, podem ser julgadas e enfrentar algum tipo de penalidade por blasfemarem contra a religião. Se condenadas, poderiam pegar uma pena máxima de cinco anos. As meninas dizem temer por suas vidas.
O caso continua gerando repercussão no país e os membros da Frente de Defesa Islâmica, um grupo conhecido por sua defesa radical da religião nacional expressou sua indignação com o vídeo e fez um protesto em frente à delegacia de polícia local, exigindo punição. As leis sobre a blasfêmia na Indonésia têm sido um ponto frequente de discórdia entre o país e os grupos de direitos humanos. Com informações Huffington Post/blog mroberto
Category:
0 comentários