Curta nossa página e fique bem informado com os informes e estudos cristãos.

Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato

Informações sobre a Bíblia e sua importância para a humanidade

Marcio Roberto Ramos | 20.9.13 | 0 comentários


A Bíblia foi escrita primeiramente em Hebraico e Aramaico e depois em Grego (Novo Testamento). Houve, por várias vezes, tentativas de destruir a Bíblia. Noutras vezes, alguns grupos restringiram a distribuição da Bíblia e mesmo proibiram com pena de morte quem tentasse lê-la.
Outro detalhe interessante é que tentaram inserir muitos livros na Bíblia como se fossem livros inspirados e não conseguiram.
Tudo isso nos mostra com certeza uma coisa: Existe um Deus que cuida não só do Seu povo como de Sua Palavra, a Bíblia.
Um grupo de acadêmicos desenvolveu um estudo aprofundado de comparação da Bíblia original com as Bíblias distribuídas em Português no Brasil. Você pode ler sobre esta experiência no livro “Você pode acreditar na Bíblia?”. O resultado final é surpreendente. Eles chegaram a conclusão que você pode ler tranquilamente a Bíblia em Português que a mensagem principal, ou seja, a mensagem que nos explica de onde viemos, onde estamos e como podemos ser salvos por Deus será compreendida totalmente e sem erros.
Existem erros de tradução na Bíblia? Sim, existem. Por exemplo, se você estudar a “Bíblia na linguagem de hoje”, verá que os sentidos de algumas passagens mudam bastante e outros termos “subentendidos” por algumas pessoas, foram inseridos como se fossem parte do texto original.
Como então estudar a Bíblia?
Procure estudar a Bíblia com a tradução mais fiel à original possível, descartando Bíblias “na linguagem de hoje”. Estas Bíblias podem até ser úteis quando queremos apenas ler a Bíblia ou fazer bíblico por exemplo, mas quando queremos de fato estudar com maior profundidade, devemos escolher traduções mais fiéis ao texto original.
Tendo uma Bíblia destas em mãos, podemos seguir as instruções Bíblicas para um bom estudo e assimilação da Palavra de Deus. Veja algumas delas:
Isaías 28:10 – “Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.”
Devemos comparar! A Bíblia é toda inspirada por Deus (II Tim. 3:16,17) e não se contradiz em lugar nenhum!! Às vezes podemos encontrar aparentes contradições, mas se perseverarmos em estudar a Bíblia e buscarmos várias passagens sobre o mesmo assunto, a contradição desaparecerá e conseguiremos entender o que Deus quer nos dizer.
É como montar um quebra-cabeças. Se você tiver uma só peça, não saberá qual o desenho. Mas se juntar várias ou mesmo todas as peças, ninguém poderá te enganar, pois você mesmo saberá exatamente o desenho que é mostrado no quebra-cabeças.
“Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” – Apocalipse 1:3
Outra instrução importante é o que Jesus nos diz em João 15:5 “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Assim, peça sempre a Deus que te guie na verdade e não te deixe desviar dela antes de estudar a Bíblia, e Ele te conduzirá sempre!!!
-
Seguem mais algumas informações sobre a Bíblia:
——
Conversando sobre a Bíblia
01) Qual o significado da palavra “Bíblia”?
A palavra “Bíblia” é de origem grega e quer dizer “LIVROS”. São, ao todo, 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
02) Quem é o autor da Bíblia?
O autor da Bíblia é Deus.Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.
03) Os autores humanos da BÍBLIA apenas “copiaram” o que Deus “ditou” a eles?
Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras – e dos próprios conhecimentos – para redigir os textos inspirados. Foram cerca de 40 homens e mulheres que escreveram os livros da Bíblia ao longo do tempo.
04) Como a Bíblia foi escrita?
A BÍBLIA foi composta “A DUAS MÃOS”: por Deus, que a inspirou, e pelos homens e mulheres que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em “mutirão”.
05) Quando a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.
06) Onde foi escrito o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).
07) Onde foi escrito o Novo Testamento?
Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).
08) Em que línguas foram escritas a Bíblia?
A Bíblia foi escrita em HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.
09) Quantas traduções existem da Bíblia?
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente DOIS MIL IDIOMAS. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).
10) No que foi escrita a Bíblia?
Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).
11) Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?
A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estévão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.
12) Quais são as duas grandes partes da Bíblia?
A Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.
13) Como está dividido o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento está assim subdividido: PENTATEUCO (os cinco primeiros livros, do Gênesis ao Deuteronômio; livros HISTÓRICOS; livros POÉTICOS ou SAPIENCIAIS e, livros PROFÉTICOS.
14) Como está dividido o Novo Testamento?
O Novo Testamento apresenta a seguinte subdivisão: livros HISTÓRICOS (os 4 Evangelhos mais o livro dos Atos dos apóstolos); CARTAS DOS APÓSTOLOS (21 cartas, de Romanos a Judas) e, livro PROFÉTICO (apenas um, o Apocalipse, o último livro da Bíblia).
15) O que são os livros APÓCRIFOS?
Os apócrifos são livros escritos nos tempos em que foram escritos os demais livros da Bíblia, mas que não foram escritos sob inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao livro da Bíblia.
16) Quantos livros tem a Bíblia Protestante?
A Bíblia Protestante tem 66 livros, 7 a menos que a Bíblia Católica. Os livros de Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e parte dos livros de Ester e Daniel fazem parte da Bíblia Católica mas não da Bíblia Protestante.
Razões teológicas e históricas levaram os judeus – e depois os protestantes – a considerar esses livros como livros apócrifos.
17) É certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?
Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.
18) Quem é o centro da Bíblia?
O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza e indica Sua volta e o começo da vida eterna.
19) Quem pode interpretar a Bíblia?
O Espírito Santo é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O cristão que participa dos cultos de sua igreja vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamento da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia.
20) É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?
Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, pois facilita a prática dos mesmos em nossa vida.
21) Com que atitude deve-se ler a Bíblia?
A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.
22) Como procurar e encontrar uma citação bíblica?
As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do LIvro (abreviado), Capítulo e Versículo.
Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez.
A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo.
Exemplo: Jo 6,50 = Evangelho de São João, capítulo seis, versículo cinqüenta.
O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos.Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto.
Exemplo: Jo 1,3.9 = Evangelho de São João, capítulo um, versículos três e nove.
O traço ( – ) indica que devemos ler de um versículo até o outro.
Exemplo: Jo 17,20-26 = Evangelho de São João, capítulo dezessete, versículos de vinte a vinte e seis. O traço pode também indicar uma seqüência de capítulos.
Exemplo: Jo 17,20-18,12 = Evangelho de São João, do capítulo dezessete, versículo vinte, até o capítulo dezoito, versículo doze.
O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro.
Exemplo: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis.
Outro exemplo: Jo 1,5;Mt1,22: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de São João e a outra no Evangelho de São Mateus.
Um esse ( S ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado.
Exemplo: Jo 1,5s = Evangelho de São João, capítulo um, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja: Jo 1,5s = Jo 1,5-6.
Dois esses ( SS ) indicam os versículos seguintes ao citado.
Exemplo: Jo 1,5ss = Evangelho de São João, capítulo um, versículos cinco e seguintes, até onde interessar a citação.
Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo.
Exemplo: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b, deve-se ler a segunda parte desse versículo e, quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases.
Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo.
Exemplo: Jd 3 = Carta de São Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo.
Exemplo: Jo 2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de São João.
-

Category: , ,

0 comentários

AS MAIS MAIS....DO PÚBLICO

CONFIRA TAMBÉM

Fechamento do Dólar nos últimos dias

Recommended Post Slide Out For Blogger