Curta nossa página e fique bem informado com os informes e estudos cristãos.

Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato

Reflexão: O que diz a Bíblia sobre a comunicação entre os vivos e os mortos?

Unknown | 28.10.13 | 0 comentários


Blog mroberto. A mediunidade e a consulta aos mortos (necromancia) não é novidade de nosso tempo e é citada na Bíblia. Entretanto, a Palavra de Deus cita tais práticas como ABOMINAÇÃO, ou seja, algo detestável. No Antigo Testamento, no livro do Levítico, que é um compêndio das leis divinas, o Senhor nos fala:

“Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.” (Levítico 19:31)NTLH
“Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.” (Levítico 20:6)JFA
“Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos, terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte.” (Levítico 20:27) NVI
Vemos, portanto, que para Deus a invocação dos espíritos e a consulta aos mortos são consideradas como ofensas graves.  Deus ordena ao seu povo para que fique longe de tais práticas que eram realizadas por outros povos, a fim de não se contaminarem com tais atos ilícitos. Esta mesma ordem é encontrada no livro do Deuteronômio, quando Moisés repete para o povo as leis proclamadas no Monte Sinai, antes deles entrarem na Terra Prometida, chamando o povo à obediência das leis divinas. Vejamos:
“Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas.” (Deuteronômio 18:9-14) NVI
Um povo que tem um Deus que é soberano sobre todas as coisas, um Deus que é único, onisciente (tudo sabe), onipresente (está em todo lugar e em todo tempo) e onipotente (tudo pode), não precisa consultar aos mortos, pois tem ao seu Senhor. O profeta Isaías, considerado como o maior dos profetas do Antigo Testamento, fala em seu livro:
“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos! Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” (Isaías 8:19-20)NTLH
Mas por que não podemos invocar os mortos? Porque não é lícito consultá-los? A Bíblia Sagrada nos diz que os mortos, em seu estado, não possuem parte, nem ciência de nada do que acontece na terra. Veja o que diz no livro do Eclesiastes:
“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5-6) NVI
E também:
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10) JFA
Ou ainda no livro de Jó:
“Assim como a nuvem se esvai e desaparece, assim quem desce à sepultura não volta. Nunca mais voltará ao seu lar; a sua habitação não mais o conhecerá.” (Jó 7:9-10) NVI
No evangelho de Lucas, encontramos palavras do próprio Senhor Jesus que nos explicam estas questões:
“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas 16:19-31) JFA
Na história narrada pelo Senhor Jesus, o homem rico havia levado uma vida longe de Deus e após sua morte foi para o inferno, enquanto que Lázaro, que era justo, estava no seio de Abraão. O rico então pede que Lázaro vá ao encontro de sua família para avisá-los de sua situação, para que eles não fossem para o mesmo lugar de sofrimento em que estava. Mas seu pedido lhe foi negado, por que esta comunicação não é possível já que para alertar sobre estas coisas existem as leis e os profetas, ou seja, a Bíblia, que é a Palavra de Deus. Mas então, quem são os espíritos que se comunicam nas seções espíritas? A Bíblia nos alerta, como nos diz Paulo em sua carta a Timóteo:
“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.”(1Timóteo  4:01) NVI
Se os espíritos dos cristãos mortos vão para o céu, e os incrédulos vão para o inferno, só há uma explicação quanto à comunicação espírita: os demônios. Vejamos o que Bíblia nos fala dos demônios:
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12.9) JFA
“Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”. (1Pedro 5.8) NVI
Os demônios existem e estão ao nosso redor, conhecem a nossa vida e sabem muita coisa a nosso respeito, por isso podem passar-se facilmente por um de nossos entes queridos falecidos. A Bíblia nos diz que Satanás pode se fazer passar até por um anjo de luz para nos enganar, pois o diabo é mentiroso e seu principal objetivo é nos desviar do caminho correto.  Veja o que a Bíblia fala a este respeito: 
”Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8.44) JFA
“Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.” (2Corintios 11.14-15) NVI
Se o diabo aparecer com sua real aparência e falando de seus verdadeiros objetivos, ninguém lhe dará ouvidos. Por isso ele usa sua tática: a mentira. Através de palavras doces e de aparente inocência, leva o homem ao pecado e à destruição. Como nos diz Salomão no livro de Provérbios: 
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12) JFA
Ou ainda o evangelho de João: 
"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;" (João 10 : 10a) JFA
Mas não é somente nas seções espíritas que se invocam os espíritos dos mortos. Pense bem: São Pedro, São Paulo, Santo Antonio, Maria e tantos outros santos, estão vivos ou já morreram?  Se eles já morreram, podemos invocá- los? Podem eles interceder por nós? Não seria exatamente a mesma coisa? Quando um devoto pede a intercessão de um santo já falecido, não está invocando espíritos? Mas estes, podem responder ao chamado? De acordo com tudo que já estudamos: Não! Além disto, a intercessão dos santos esbarra em outro texto bíblico: 
  “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5) JFA
"MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (I João 2 : 1) JFA
Jesus Cristo é o nosso único intercessor e advogado perante o Pai, pois somente Ele é Deus, somente Ele morreu, mas ressuscitou!  Além do mais, somente Deus é onipresente, está em todo lugar e em todo tempo, podendo ouvir as preces e orações de todas as pessoas ao mesmo tempo. Este é um atributo divino, somente Deus o tem. Ninguém mais tem esta condição.  
PENSE NISSO E CONSULTE SOMENTE A DEUS.
2. O que nos diz a Bíblia a respeito das imagens?
Começamos com um texto bíblico do Livro do Êxodo. Moisés desce do Sinai com os dez mandamentos que lhe foram dados por Deus. E assim está escrito:
“ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” (Êxodo 20:01-17) JFA
São estes os dez mandamentos deixados pelo Senhor, para que fossem cumpridos por todas as gerações.  Atente que, no decálogo, o segundo mandamento é: não farás imagens de escultura de NADA que há no céu, na terra ou nas águas, e  não se curvará diante delas. São várias as passagens bíblicas que falam da adoração às imagens. Para esta prática a bíblia dá o nome de IDOLATRIA.  Mas, é  comum ouvirmos das pessoas que cultuam  as  imagens que estas não são utilizadas  para “adoração”, mas sim para “veneração”, ou como lembrança de pessoas já falecidas, o que para elas não se caracteriza como idolatria. Então vejamos o que nos dizem os dicionários o sobre a palavra VENERAR:
“Venerar: do Lat.  * venerare por venerari v. tr., tributar culto, veneração ou grande respeito a; reverenciar;” Do site: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx?pal=venerar
 Ou:
“ve.ne.rar (lat venerari) vtd 1 Tratar com profundo respeito; render culto a: "Todos a tínhamos e a venerávamos como uma santa" (Fernando de Azevedo). 2 Acatar, respeitar muito, ter em grande consideração: Venerar a ciência, venerar a religião.” Do site: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues- portugues&palavra=venerar
Portanto, venerar é “render culto”, ou seja: adorar. Entretanto, somente a Deus podemos prestar culto. Vejamos agora alguns textos bíblicos que nos falam sobre a idolatria:
“Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 26.1) JFA
"Vocês queimarão as imagens dos deuses dessas nações. Não cobicem a prata e o ouro de que são revestidas; isso lhes seria uma armadilha. Para o Senhor, o seu Deus, isso é detestável." (Deuteronômio 7 : 25) NVI
“Os que adoram imagens ficam envergonhados; passam vergonha os que se gabam dos seus ídolos. Diante de Deus, o SENHOR, todos os deuses se curvam.” (Salmos 97 : 7)NTLH
Mas também é idolatria amar qualquer coisa mais do que a Deus, bem como confiar em objetos, pessoas, riquezas, amuletos, etc. Pois quando se coloca a confiança e a esperança em objetos de veneração, amuletos da sorte, imagens que protegem do mal e tantos outros exemplos, deixa-se de confiar no soberano poder de Deus sobre todas as coisas. Pode ser considerado também como idolatria a dedicação e o amor depositado ao dinheiro (avareza), à comida (gula) ou às personalidades como líderes religiosos, santos e políticos, ou mesmo a confiança nos astros e nas estrelas (horóscopo e astrologia).
“Fique com os despachos e as feitiçarias que você tem praticado desde que era jovem. É possível que eles a ajudem e que com eles você assuste os seus inimigos. Apesar de todos os conselheiros que tem, você não poderá escapar. Que os seus astrólogos se apresentem e a ajudem! Eles estudam o céu e ficam olhando para as estrelas a fim de dizer, todos os meses, o que vai acontecer com você. Pois eles são como palha; o fogo os destruirá, e eles não poderão se salvar. Pois este não é um foguinho daqueles que a gente faz para se esquentar, sentando-se bem perto dele.” (Isaías 47:12-14)NTLH
A prática de utilizar imagens para lembrar-se de santos já falecidos e a eles fazer pedidos e orações é um erro duplo: adoração de imagens e invocação dos mortos, ambas consideradas como abominação. Deus não divide a sua glória com nenhuma outra criatura e nem com nenhum objeto, conforme está escrito:
“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” (Isaías 42 : 8) JFA
E a Bíblia ainda nos alerta que ninguém sabe como é Deus, portanto não se deve fazer nenhuma imagem dele:
“Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.” (Deuteronômio 4:15-19) JFA
São muitas as passagens bíblicas que nos falam sobre as imagens, como pedaços de madeira ou de pedra morta, sem vida, e sem nenhum poder. Vejamos estas:
“Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum. Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” (Habacuque 2:18-20) JFA
“Com quem vocês vão comparar-me ou a quem me considerarão igual? A quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados? Alguns derramam ouro de suas bolsas e pesam prata na balança; contratam um ourives para transformar isso num deus, inclinam-se e o adoram. Erguem-no ao ombro e o carregam; põem- no em pé em seu lugar, e ali ele fica. Daquele local não consegue se mexer. Embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas. Lembrem-se disto, gravem-no na mente, acolham no íntimo, ó rebeldes. Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.” (Isaías 46:5-9) NVI
“Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.” (Salmos 115: 4-8) JFA
No novo testamento, a Bíblia nos chama a fugir da idolatria e nos fala sobre a conseqüência deste pecado:
"Portanto, meus amados, fugi da idolatria." (I Coríntios 10 : 14) JFA
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21) JFA
“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9-10) JFA
“Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8) NVI
Portanto, não se engane. Deus abomina quem confia em imagens que nada podem fazer. Antes, confie no Senhor teu Deus, que tudo pode e que tudo criou. 
PENSE NISSO E ADORE SOMENTE A DEUS.
3. Como fazer para receber Jesus como  Salvador e Senhor?
A bíblia nos diz que todos nós somos pecadores  e que só existe  uma forma de sermos salvos: através da fé em Jesus.
" Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." (Romanos 3.23) JFA
" Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.  Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2.8-9) JFA
A palavra de Deus  fala ainda que existem caminhos que parecem certos, mas  que muitas vezes somos enganados por estes falsos caminhos,  que na verdade nos levam à morte:
"Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte."(Provérbios 16.25) JFA
Nestes casos, é preciso dar a meia-volta e seguir para o único caminho que nos leva a Deus: JESUS!
" Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR" (Atos 3.19 ) JFA
" Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14.6) JFA
A bíblia afirma que todos nós precisamos  entregar nossas vidas a Jesus:
" Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (João 1.12) JFA
Você  pode receber a Jesus Cristo como Salvador, simplesmente conversando com Ele. Com as suas próprias palavras, diga de coração  para Deus:
Deus, eu reconheço que tenho pecado contra Ti. Por favor, perdoa-me! Eu creio que Jesus Cristo morreu e ressuscitou  para pagar o preço pelo meu pecado. Jesus, entre em meu coração e  purifica-me do meu pecado. Neste momento eu confio em Ti como meu único e suficiente Salvador.
Se você orou com sinceridade,  você hoje "nasceu de novo" na família de Deus, de acordo com a Bíblia: 
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 

Category:

0 comentários

AS MAIS MAIS....DO PÚBLICO

CONFIRA TAMBÉM

Fechamento do Dólar nos últimos dias

Recommended Post Slide Out For Blogger