Mundo: Na Alemanha, Alemães terão que pagar imposto para serem católicos
Agora na Alemanha a comunhão, funeral ou casamento dentro da Igreja Católica vai custar mais caro. Para participar dos ritos da Igreja Católica os alemães terão que desembolsar um imposto religioso. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (26/09), no Tribunal Administrativo Federal alemão. O imposto corresponde a uma parcela entre 8% e 9% do salário. Só não pagará quem se declarar "sem religião".
Tribuna Hoje
A lei do imposto religioso na Alemanha já existia, a diferença é que agora quem descumprir vai ficar sem participar dos ritos da Igreja Católica. A mudança ocorreu após um processo do teólogo Hartmut Zapp, que havia declarado em cartório em 2007 que abandonava a Igreja como "instituição pública", mas reivindicava o direito de continuar participando dos ritos católicos como fiel, mesmo sem pagar o imposto eclesiástico.
Os juízes determinaram que o assunto do imposto é da alçada única da Igreja Católica , e que tal afastamento parcial não é possível, argumentando que aqueles que "desejam voluntariamente permanecer na comunidade católica, não podem exigir que o Estado restrinja o direito de autodeterminação da Igreja Católica ".
Category:
0 comentários