Deus e o Diabo vendem carros na TV como é isso?
Os anúncios de carros quase sempre estão na vanguarda da publicidade.
Milhões de dólares são investidos pelos fabricantes para divulgar as
novidades anuais das marcas e os novos lançamentos.
Durante o SuperBowl, o programa com maior audiência da TV
nos EUA, muitas dessas campanhas são testadas junto ao público. É
comum as empresas de publicidade fazerem avaliações para ver o quanto as
pessoas gostaram ou não dos comerciais apresentados.
O comercial da Dodge, marca do Grupo Chrysler, levou o nome de “Então
Deus fez o fazendeiro” apostou nos valores fundamentais da visão cristã
do mundo, como fé, trabalho e família.
Alex McFarland, diretor do Centro de Cosmovisão Cristã e Apologética
da Universidade de North Greenvilleé analista de mídia e criador do
Projeto 2026 e da Conferência Verdade para uma Nova Geração. Ele
acredita que o anúncio de dois minutos do Dodge Ram foi feliz em usar um
trecho do falecido radialista Paul Harvey falando sobre o trabalho duro
e os desafios que os agricultores e pecuaristas enfrentam a cada dia.
O texto começa dizendo “E no oitavo dia, Deus olhou para baixo desde o
paraíso e disse: ‘Eu preciso de um zelador. Então Deus fez o
agricultor. Deus disse: ‘Eu preciso de alguém disposto a levantar antes
do amanhecer e ordenhar as vacas, trabalhar o dia todo no campo, cuidar
das vacas novamente, jantar e, em seguida, ir para a cidade e ficar até
tarde em uma reunião do conselho escolar. Então Deus fez o fazendeiro.”
Do outro lado da moeda, a Mercedes-Benz também usou uma ideia
espiritual para anunciar seu novo modelo, o CLA. Uma série de
comerciais de 30 segundos foram exibidos durante duas semanas. Sempre
com um ar de mistério, mostravam uma nuvem negra entrando em um
restaurante e colocando pra tocar a música “Simpathy for the Devil”
[Simpatia pelo Demônio] do grupo Rolling Stones.
No dia em que o comercial “completo” foi ao ar, era possível ver o
ator Willem Dafoe encarnando o Diabo que faz uma proposta a um homem na
mesa do restaurante. Em troca de sua alma, ele poderá ter tudo o que
desejar.
O homem então começa a se imaginar andando com a modelo Kate Upton, dançando com o rapper Usher e, claro, dirigindo uma Mercedes CLA.
Ele se vê diante do dilema: sucumbir à tentação ou resistir às forças
do mal? Quando ele parece pronto a assinar, o outdoor que anuncia o
carro mostra o preço “acessível” e o consumidor descobre que é muito
mais fácil e barato adquirir o luxuoso carro do que ele pensava.
Gospel Prime via blog mroberto
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