Curta nossa página e fique bem informado com os informes e estudos cristãos.

Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato

Louvor, um ministro comunicador, com postura e espontaneidade

Unknown | 27.7.13 | 0 comentários



O bom ministro é aquele que se comunica bem, canta bem, e é cheio de unção. É preciso saber falar na hora certa seguindo sempre o fluxo espiritual da igreja.
Se o povo não está batendo palmas com firmeza e união, deve-se falar e pedir ao povo que batam palmas... Se no momento de adoração a maioria estiver desligada e distraída pode-se, por exemplo: pedir para que todos fechem os olhos e que levantem as mãos e comecem a falar palavras de amor, de agradecimentos e sinceridade ao Senhor. Se no momento do louvor perceber que o povo não está cantado e correspondendo, pode-se tranquilamente pedir aos músicos que parem de tocar para ouvir somente as vozes da igreja cantando juntos, formando um lindo coral de vozes ao Senhor. É preciso sempre manter o controle da situação e quando o povo estiver louvando e adorando o Senhor em Espírito e em verdade, procurar não falar nada, apenas deixar que o próprio cântico fale ao coração das pessoas.
Falar demais acaba atrapalhando o mover do Espírito Santo nas pessoas e não falar nada causa um vazio no louvor congregacional.
OBS. Jamais dê testemunhos pessoais durante o louvor, ou pregue a palavra, ou abra a Bíblia e comece a ler longos versículos e dar explanações, deixe isso para o decorrer da programação do culto ou podem pensar que você deveria ser um pregador, ou um professor da escola dominical e não um ministro de louvor da igreja. Cultos  organizados tem hora certa para cada momento (oração, louvor, Palavra, oferta, etc.)
Nos hinos de louvores com ritmos rápidos pode-se se expressar com uma voz mais alta e ungida, mas no momento de adorar, a voz tem que ser sempre suave, de  acordo com o cântico, enquanto ministra e comunica com a igreja. Momentos de adoração devem sempre seguir com uma percepção musical suave dos instrumentos e na voz e comunicação do ministro.
Comunicar certo é conseguir manter o nível excelente de participação dos membros no louvor e levar as pessoas a abrirem seus corações ao Senhor e se entregarem ao mover do Espírito Santo. Um ministro de louvor tem que conseguir levar à igreja a verdadeira adoração através de uma comunicação ideal, prudente, sensata e ungida, muita só diz: (vamos aplaudir ao Senhor, Aleluias, Glórias a Deus e amém, outros falam demais e acabam transparecendo que querem dirigir um culto, pregar ou até mesmo aparecer). Mantenha suas palavras de acordo com a recíproca do povo, assim seu êxito será certo.
É preciso ter postura
O ministro de louvor tem que estar a vontade no altar, ele tem que caminhar por todos os lados. Existem ministros que são como estátuas, ficam paradas no mesmo lugar durante todo o louvor. A igreja acaba ficando parada, fria e imóvel também. Outros mexem tanto, correm tanto e fazem tantos gestos que mais parecem atletas excepcionais ou professores de aeróbicas. Cansa a igreja só de olhar e acompanhar.
O ministro de louvor tem que ter a liberdade de caminhar (isto impõe segurança) de se expressar com gestos em alguns cânticos (gera a participação da igreja) de olhar nos olhos da congregação em geral (mostra confiança e autoridade, e não insegurança, fragilidade e medo de encarar as pessoas, pois tem ministros que fecham os olhos e esquecem o resto e de observar o fluxo na igreja), de se ajoelhar em momentos de adoração (mostra submissão e humildade).
Tudo isso tem que ser com prudência, sabedoria e sensibilidade espiritual. Obedeça sempre o Espírito Santo e tudo será uma benção para você e para a igreja, onde há o Espírito Santo, aí há liberdade, lembre-se que você é livre para adorar ao Senhor com danças, cânticos e júbilos, mas sempre com reverência que é devida ao nosso Deus.
Um ministro de louvor tem que ser espontâneo
Ministros de louvor que seguem exatamente aquilo que estava programado nos ensaios e antes dos cultos podem estar falhando na sensibilidade musical e espiritual. É óbvio que não é normal ficar mudando a direção dos cânticos e louvor, mas sempre é preciso estar atento para saber quando se deve fazer sinal aos músicos para tocarem mais suave, mais baixo ou mais alto, que deixem só a congregação cantando junta, ou que se repita várias vezes o mesmo coro, que faça silêncio absoluto para uma maior busca, entrega e sensibilidade ao mover do Espírito Santo, que inicie mais uma vez a canção para maior aproveitamento ou que os músicos continuem tocando a melodia da canção para que a igreja possa cantar um cântico novo pessoal e espiritual.
Tem que haver flexibilidade, espontaneidade no ministro e no período de louvor, pois a vontade de Deus nem sempre é a do homem, por mais que sejamos organizados e programados.
Uma deixa:      
O que não é ministrar louvor:
a)   Não é simplesmente liderar hinos ou corinhos
b)  Não é exortar os outros a cantar músicas
c)    Não é adorar a Deus enquanto os outros assistem
d)  Não é tocar música enquanto outros adoram
O que é ministrar louvor:
a)   É adorar a Deus e levar os outros a adorarem
b)  O ministro de louvor é alguém que sabe adorar
c)    O ministro de louvor adora a Deus em seu dia a dia
d)  O ministro de louvor deve adorar diariamente, porque é adorador e líder.
e)   O ministro de louvor é alguém que lidera
f)     Ele não é o líder espiritual da igreja, ou do grupo pequeno.
g)   O ministro de louvor precisa conhecer a situação espiritual presente na igreja
h)  Precisa saber quando Deus estiver presente
i)      É um servo, amigo de Deus.
j)      É comprometido a guiar os outros na adoração, e serve às pessoas através de sua sensibilidade às necessidades delas.




Category: ,

0 comentários

AS MAIS MAIS....DO PÚBLICO

CONFIRA TAMBÉM

Fechamento do Dólar nos últimos dias

Recommended Post Slide Out For Blogger