Reflexão: Qual tipo de Salvação é para alma? VEJAMOS
Ora,
crer que Jesus veio em carne é o tipo de crença que é para salvação da
alma, mas crer que Jesus não veio em carne é uma crença de perdição
fomentada pelo anticristo "Porque
já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que
Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo" ( 2Jo 1:7 ; 1Jo 4:2 ).
Crer
que Jesus foi crucificado, morreu e ressurgiu dentre os mortos é o tipo
de crença que redunda em salvação da alma, mas crer que Jesus não
morreu ou que não ressuscitou dentre os mortos, é o tipo de crença que
não livra da condenação ( 1Co 15:3 -4).
Crer
que o Jesus de Nazaré é o Cristo, o Filho de Deus, é o tipo de crença
que é para salvação, mas negar que Jesus é o Cristo é o tipo de crença
que não redunda em salvação.
Crer
que Jesus é o Eterno, o mesmo ontem hoje e eternamente, é o tipo de
crença para salvação, mas crer que Jesus é um anjo ou arcanjo, não
redunda em salvação.
Confessar,
admitir que Jesus é o Filho de Deus é o tipo de crença que redunda em
salvação, mas crer que Jesus nasceu de Maria e José é o tipo de crença
que não é conforme a verdade do evangelho, portanto, não redunda em
salvação.
Crer
que Jesus faz milagres, que é um dos profetas, o maior mestre que já
existiu, que é o maior psicólogo, o homem mais bondoso que já passou
pela terra, que resolve problemas mil, etc., não é o tipo de crença que
redunda em salvação, antes é salvo aquele que crê que Jesus é o Filho de
Deus que tem palavras de vida eterna "Na
verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê
naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação,
mas passou da morte para a vida" ( Jo 5:24 ).
Os
judeus tropeçaram na pedra de tropeço porque não reconheceram que Jesus
era o filho de Davi, portanto, o Filho de Deus, o cerne da confissão
cristã "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (
Mt 16:16 ). Se admitisse que Jesus era o Filho que Deus prometeu a
Davi, concomitantemente teriam que admitir, segundo as Escrituras que
Jesus era o Filho de Deus ( 2Sm 7:13 -14; Sl 2:7 ). A confissão da irmã
de Lázaro, Marta, estava em consonância com a declaração do apóstolo
Pedro: "Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio
que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo" ( Jo 11:27 ).
que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo" ( Jo 11:27 ).
A
conversão do homem decorre da pregação da mensagem do evangelho,
semelhante ao que se deu com os habitantes de Nínive que, ao ouvirem a
mensagem do profeta Jonas, se converteram ( Lc 11:32 ). A conversação
não possui relação com o tipo de programa que o cristão assiste na
televisão; com o traje do homem ou da mulher; com a aparência física;
com o cabelo, se curto ou longo; com enfeites, brincos, perfumes, etc.,
antes a conversão está atrelada à confissão do evangelho.
Outro
equivoco decorrente de uma má leitura das Escrituras é a ideia de que
uma pessoa só pode crer verdadeiramente quando se ‘arrepender’ sentido
pesar, remorso, tristeza pelos erros de conduta cometidos. Ora,
‘arrepender-se’ é o mesmo que crer na verdade do evangelho, pois o crer
em Cristo para salvação só é possível quando o homem abandona (metanoia)
os seus próprios conceitos quanto à salvação.
Por
exemplo: Quando o evangelista Mateus narra a parábola dos dois filhos
contada por Jesus aos fariseus, foi demonstrado que os publicanos e as
meretrizes creram na mensagem de João Batista, mas os religiosos, apesar
de ver tamanha maravilha, os pecadores crendo, não mudaram a concepção
para crer na mensagem de João Batista "... nem depois vos arrependestes para o crer" ( Mt 21:32 ).
Uma
evidencia de que os fariseus não creram na palavra de João Batista é
que eles não mudaram a confissão, pois apesar de ouvirem que o reino de
Deus estava próximo, continuavam dizendo que eram descendentes de
Abraão. Se houvessem arrependimento, deixariam de fazer alusão a Abraão e
passariam a confessar que Jesus é o Cristo.
Os
fariseus não se arrependeram (metanoia) porque não creram, e não creram
porque não mudaram a concepção que aprenderam dos seus pais (não se
arrependeram). É necessário cuidado para não confundir ‘metanoia’
(arrependimento) com a concepção católica da penitência derivada da
indulgencia que ainda permeia o significado da palavra ‘arrependimento’.
Para
ser salvo é necessário que o Espírito Santo convença o homem do pecado,
da justiça e do juízo. O convencimento do pecado que o Espírito Santo
promove não decorre de questões legalista, moralista ou formalista. O
convencimento do pecado que o Espírito Sato promove é conscientização
segundo as Escrituras, de que :
- o homem é pecador por causa da desobediência de Adão; que a ofensa de Adão trouxe juízo sobre todos os homens para condenação.
- o juízo de Deus já foi estabelecido no Éden, trazendo condenação sobre todos os homens.
- a justiça de Deus é substituição de ato, a obediência de Cristo pela ofensa de Adão, e não por questões comportamentais.
As
religiões buscam demonstrar que o homem é pecador através de questões
morais e legais, mas a bíblia demonstra que todos se tornaram pecadores
por causa de uma única ofensa "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo" ( Jo 16:8 ).
Quando
se crê em Cristo, o homem passa da morte para vida. Quando se crê, o
homem entra pela porta estreita. Quando se crê, o homem passa estar em
Cristo, o caminho estreito que conduz o homem a Deus. Basta estar em
Cristo que o homem passou a estar separado do pecado e unido a Deus.
O homem é salvo pelo evangelho, que é poder de Deus para salvação de todo que crê.
Quando
dizemos que o homem é salvo pela fé, estamos dizendo que o homem é
salvo por meio do evangelho, pois o evangelho é a fé que foi dada aos
santos, pois foi manifesta na plenitude dos tempos ( Jd 1:3 ; Gl 3:23 ).
O
homem é salvo pela pregação da fé, que é dom de Deus. Quando o homem
ouve o evangelho e crê, obedeceu a fé, o que lhe dá poder de ser feito
filho de Deus ( Jo 1:12 ). A crença (fé) genuína decorre da obra que
Jesus realizou no Calvário (obediência) que redundou em sua ressurreição
dentre os mortos.
Ser salvo é crer que Jesus morreu pelos pecadores para remi-los da condenação herdada de Adão.
Entretanto,
milhares, sim, talvez milhões de religiosos, que são membros de
igrejas, que dizem que invocam ao Senhor, ficarão chocados quando forem
rejeitados por Deus. Por que? Porque alguns creem em Cristo ao seu modo,
e não conforme as Escrituras “E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas” (
Mc 8:27 -28). Outros porque não perseveraram crendo em Cristo conforme
as Escrituras, antes se desvaneceram em seus próprios conceitos,
rejeitando a verdade do evangelho “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” ( Hb 10:35 -36), pois a promessa de Cristo é especifica aos que creem em seu nome: "E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna" ( 1Jo 2:25 ); "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome" ( At 10:43 ); "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome" ( Jo 1:12 ).
Crer
que Jesus é o Filho de Deus é suficiente para alcançar a salvação,
porém, é necessário guardar esta confiança até o fim, pois esta é a
admoestação do apóstolo Paulo "Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão" (
1Co 15:2 ). Depois de ter feito a vontade de Deus, que é crer em
Cristo, basta a perseverança até o fim para alcançar a promessa: a vida
eterna!
O objetivo do evangelho e das Escrituras é que o homem creia que Jesus de Nazaré é o Cristo "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" ( Jo 20:31 ).
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