Curta nossa página e fique bem informado com os informes e estudos cristãos.

Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato

Noticia: Citando questões doutrinárias e teológicas, líder cristão lista 10 lendas urbanas sobre os evangélicos pentecostais

Marcio Roberto Ramos | 2.8.14 | 0 comentários

Blog mroberto. Um estereótipo bastante comum e disseminado na mídia sobre os cristãos pentecostais define de forma simplória esse grupo religioso como um ajuntamento de charlatães gananciosos, crentes fanáticos e marginalizados socialmente.

Como forma de rebater esse conceito, o editor do site cristão Charisma News, J. Lee Grady publicou uma lista com “lendas urbanas” comuns sobre os pentecostais. Confira:
1 – Movimentos pentecostais e estão isoladas de outras igrejas cristãs
Pentecostais estão em praticamente todas as denominações e famílias evangélicas, embora não necessariamente frequentem igrejas que pertencem a uma denominação pentecostal ou movimento. Desde a década de 1960 nos Estados Unidos tem havido um número crescente de igrejas pentecostais e de outras denominações. Assim, há anglicanos pentecostais, metodistas, pentecostais e batistas pentecostais. Um estudo recente do Pew Research Center em 2011 revelou que os pentecostais representam mais de um quarto de todos os cristãos hoje. E no ano passado o líder de todos os anglicanos, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, admitiu que teve a experiência pentecostal de falar em línguas.

2 – São ignorantes teologicamente
A idéia de que os pentecostais são teologicamente ignorantes é um absurdo quando se considera que 300 dos eruditos evangélicos mais conhecidos são pentecostais. Teólogos que participaram na reunião anual da Sociedade para Estudos Pentecostais em Springfield, Missouri, somaram mais de 100 representando 200 instituições acadêmicas.

3 – Este é um grupo composto principalmente de pobres e socialmente excluídos
É verdade que quando o avivamento pentecostal começou em 1906, em Los Angeles, os membros e simpatizantes do movimento pentecostal foram caracterizados principalmente por serem as pessoas socialmente das mais baixas classes, que adoravam a Deus em pequenos salões. Mas hoje um grande percentual dos pentecostais são de classe média ou alta. Um exemplo é o dono da Hobby Lobby, David Green, que tem sido notícia nas últimas semanas porque a Suprema Corte decidiu em favor da empresa num caso que envolvia questões religiosas. A Hobby Lobby tem um valor de mercado de cinco bilhões de dólares. Green é Pentecostal. E nos países em desenvolvimento são os pentecostais que estão financiando os projetos de missão mais ambiciosos.

4 – Pentecostais estão profundamente envolvidos na chamada teologia da prosperidade
Certamente há igrejas e pregadores extravagantes que são chamados pentecostais e ostentam suas riquezas enquanto pedem mais e mais doações. Mas a realidade é que a teologia da prosperidade não é bem recebido entre a maioria dos pentecostais . Por exemplo, um dos proeminentes pregadores pentecostais dos Estados Unidos, TD Jakes (Dallas) repreendeu essas “estrelas do reality show gospel e pediu à sua congregação que “os policiem”.

5 – Pentecostais lidam com cobras nos cultos
Muitos norte-americanos têm ficado intrigados com a raridade das igrejas que manuseiam cobras durante os cultos. Um documentário recente do canal National Geographic apontou que são poucos os pregadores que aderem a essa prática. Existem apenas cerca de 125 congregações nos Estados Unidos que pertencem a esse grupo estranho, que geralmente são congregações rurais e muito pequenas. O fato é que as denominações pentecostais condenaram formalmente o uso de cobras como uma prática de fé, uma tradição que começou por volta de 1910.

6 – “Falar em língua” é um transe
Pessoas que falam em línguas oram de forma voluntária e consciente, e podem iniciar e parar as suas orações como quiserem. Quando pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, estudaram o fenômeno de falar em línguas, eles descobriram que, na verdade, a prática produz uma sensação de paz e bem-estar nas pessoas que o fazem. O The New York Times relatou em 2006 que um estudo dos cristãos na Inglaterra sugeriu que aqueles que foram capazes de falar em línguas demonstraram “mais estabilidade emocional”.

7 – Pentecostais são republicanos e brancos
Sim, Sarah Palin (ex-pré-candidata à presidência dos Estados Unidos) participou de uma igreja pentecostal. Mas é um estereótipo absurdo supor que todos os pentecostais são conservadores brancos. Uma grande porcentagem dos americanos são pentecostais afro-americanos e hispânicos, e muitos deles votaram em Barack Obama na eleição de 2008. Todos os estudos sociológicos têm mostrado que os pentecostais são cristãos evangélicos, com o maior número de eleitores do país, e Obama não poderia ter vencido sem o apoio deste importante grupo.

8 – Pentecostais são racistas
Embora seja verdade que o racismo contaminou os primeiros anos do movimento pentecostal, hoje as igrejas pentecostais e carismáticas são mais propensas a ser etnicamente mistas que outros grupos denominacionais.

9 – Pentecostais são moralistas, rígidos e puritanos
Houve um tempo em que pentecostais (junto com batistas e outros grupos conservadores) pregaram duramente contra todos os tipos de entretenimento secular e tudo que parecesse divertido. As mulheres não podiam usar calças ou maquiagem, os homens não poderiam jogar cartas, e os filmes eram tratados com desconfiança. Mas isso não descreve os atuais pentecostais, que entraram no campo das artes (o ator Denzel Washington é um pentecostal e filho de pastores pentecostais) e muitos são atletas profissionais.

10 – É uma moda que vai passar
Pentecostais representavam apenas 6% de todos os cristãos em 1980. Hoje, esse número subiu para 26%. O instituto de pesquisa Pulitzer Center informa que 35 mil pessoas se juntam às igrejas pentecostais a cada dia nos Estados Unidos. Outros pesquisadores prevêem que haverá 1 bilhão de cristãos pentecostais no mundo em 2025. Apesar dos estereótipos, pode ser dito que os pentecostais não são marginais da sociedade.

Do Gospel+

Category:

0 comentários

AS MAIS MAIS....DO PÚBLICO

CONFIRA TAMBÉM

Fechamento do Dólar nos últimos dias

Recommended Post Slide Out For Blogger